Temporadas das Leituras

O Temporada das Leituras realiza ciclos literários –  Oficinas, Saraus e Festas Literários – em comunidade de baixa renda do Rio de Janeiro e Bahia. Nossa prática fortalece ações educativas e culturais de escolas públicas e projetos sociais locais, estimulando o gosto pela leitura, a escrita e a oralidade.

Proporcionamos experiências estéticas de encontro com o nosso íntimo, o outro a sociedade e a natureza, que contribuem para a ampliação da visão de mundo e novos posicionamento e comportamentos perante esse mundo.

O projeto tem como proposta metodológica o letramento literário, através de leituras literárias, temas geradores e dinâmicas de cooperação que são mediados pelas diferentes linguagens artísticas. No ano de 2015 o tema gerador das atividades será o resgate da memória e promoção da diversidade cultural.das comunidades.

Oficinas Literárias:

A Oficina Literária é direcionada a crianças de 06 a 09 anos proporcionando momentos de fruição com os livros que estimulem a expressão, a criatividade, a iniciativa, o pensamento crítico e uma nova visão de mundo e da totalidade.

Os eixos temáticos trabalhados são – Encontro com meu íntimo, Encontro com o outro e Encontro com a sociedade e a natureza. Para desenvolver cada um dos eixos, textos literários e poesias servem de ponto de partida para a atividade, que se desdobra em dinâmicas, jogos, brincadeiras, cirandas, ateliê de artes, práticas de musicalização, etc.

Durante a oficina cada participante irá “escrever” seu Livro da Vida. A cada encontro, páginas do livro são preparadas com desenhos, pequenos textos, colagens, etc, criando uma peça única que contém suas expressões, visões, medos, sonhos, desejos em sua relação com seu íntimo, o outro, a sociedade e a natureza.

DSCN0139

 

Sarau e Festa Literária:

O Sarau Literário é um espaço livre de expressão e manifestação litero-artística da comunidade, e momento onde se expõe a produção dos participantes das atividades do projeto, incluindo o Livro da Vida, proporcionando um encontro das diferentes artes e valorizando os saberes e a produção artística da comunidade escolar.

O Sarau Literário acontece em espaços públicos da comunidade, como escolas praças, lonas culturais, bibliotecas públicas, teatros, igrejas e ginásios, tendo como público a população do bairro e adjacências, crianças, jovens e adultos.

Essa produção contribui muito para fortalecer laços sócio-afetivos entre as famílias e a escola, contribuindo para o sentimento de pertencimento à comunidade escolar e para a construção da identidade dessa comunidade.

Dentre as atividades que acontecem nos Saraus:

  •  Exposição das produções artísticas criadas nas Oficinas Literárias
  • Dramatização de histórias 
  • Poesias cantadas pelos alunos
  • Recital de poesias
  • Roda de leitura e conversa
  • Oficina de Origami e Poesia
  • Ateliê de artes 
  • Espaço livre para demonstrações
  • Feira de Trocas

IMG_20131109_185933

 Oficinas Literária – Memórias e brincadeiras de crianças

Cada bairro tem suas singularidades, lendas e histórias próprias, e aqui iremos atrás destas memórias, descobrir quem são seus personagens-moradores, de onde vieram, de que brincavam quando crianças e se essas brincadeiras são as mesmas de hoje.

Aqui se encontram as diferentes histórias das gerações passadas com as novas, essas narrativas podem nos levar a encontrar com nossas próprias histórias, sentindo e mergulhando nas narrativas individuais que se entrelaçam e se transformam em uma narrativa do grupo.

A oficina tem uma sequência didática progressiva e desenvolve os seguintes temas a partir da leitura literária: O que é memória? Quem são os personagens-moradores do bairro? De que brincavam quando crianças? Elaboração do Livro de “memórias poéticas” e painel artístico da comunidade do Cantagalo em Niterói.

Essas oficinas foram realizadas em 2014 na E.M. Horácio Pacheco, em Niterói, em parceria com o Programa Mais Cultura nas Escolas, do Governo Federal.

 

11348949_708718109238350_895704605_n

painel memorias

Em 2015 proposta semelhante está sendo realizada na E.M. Rodrigo Otávio, no Rio de Janeiro, em parceria com o projeto Ocupa Escola, da Prefeitura.

As memórias poéticas  da Ilha do Governador estão se transformando em um espetáculo de contação de histórias a ser apresentado em dezembro.

11204383_10206397993536132_4750605039578584739_n

 

12141734_469602013227527_7558506526064384273_n

12190797_474629662724762_7692769160878737642_n

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s